As aulas acontecem duas vezes por semana: às segundas e quartas-feiras
Com o objetivo de promover melhoria na vida das pessoas, combater o sedentarismo e ainda desenvolver noções de saúde associadas à qualidade de vida nos tempos atuais, visando plena harmonia do corpo com a mente, que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) desenvolve o Projeto Viva Bem, direcionado a toda população da capital.
As aulas de dança do projeto acontecem duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, a partir das 18h, no Ginásio Vínicius Danin, que fica localizado dentro do complexo da Vila Olímpica Chiquilito Erse. As aulas são coordenadas pela professora Isa Dias com a participação de outros instrutores convidados.
Ao todo, mais de 330 alunos estão inscritos nas atividades que iniciaram este ano. Entre os participantes está a Celina Soares, 68 anos, que está feliz em poder participar das aulas. "Aqui eu me sinto muito feliz. Hoje com quase 70 anos eu me sinto jovem, a dança mudou a minha vida. Eu agradeço muito por essa chance de ter mais saúde", conclui.
De acordo com os alunos, as aulas começam a apresentar resultados principalmente com a saúde. A Marlene Matos tem 59 anos de idade e para ela o projeto é a oportunidade de cuidar da saúde e da mente. "Melhorou 100%. Eu vivia com o corpo dolorido e hoje eu não sinto nada. Eu me sinto disposta, cheia de saúde e vitalidade. Gostaria de agradecer a Semes por esse lindo projeto", finaliza a aluna.
Segundo a secretária da Semes, Ivonete Gomes, as vantagens da prática regular de atividade física para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas são mais do que comprovadas. "É muito lindo ver a transformação dos nossos alunos. Eles entram de um jeito e saem completamente diferentes. Isso é transformador. O Projeto Viva Bem é a prova do compromisso da prefeitura de Porto Velho com a qualidade de nossa população".
Projeto Viva Bem
Além das aulas de dança no Ginásio Vinicius Danin, o Projeto Viva Bem também oferece aulas de pilates gratuitas na Vila Olímpica Chiquilito Erse pela parte da manhã, de segunda à quinta-feira. As aulas também são ministradas pela professora Isa Dias.
O Projeto Viva bem também conta com outro polo de atividades no Ginásio Eduardo Lima e Silva, zona sul da capital. As aulas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 19h às 20h, coordenadas pela professora Josy Costa. Nos dois polos são quase mil pessoas atendidas e, ainda como complemento das aulas, o projeto também conta com outras atividades, como por exemplo, o Arraial Viva bem, cabelo maluco, carnaval, dia das mães, Outubro Rosa e diversas outras em datas comemorativas.
Texto: André Oliveira
Foto: Semes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)