TRANSFORMAÇÃO
Capoeira no Talentos do Futuro mantém esporte vivo e unido à arte

24/Abr/2023 - 12:00

Programa é um resgate histórico e social

Na batida do atabaque, agogô e do pandeiro, alunos cantam e jogam capoeiraTransformando a vida de crianças e jovens da zona Leste de Porto Velho, no bairro Jardim Santana, o Programa Talento do Futuro, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), vem proporcionando outras perspectivas por meio da capoeira.

Mais do que um tipo de luta para defesa pessoal, a capoeira é uma dança que envolve movimentos corporais e, principalmente, a musicalidade. Os treinos são realizados durante dois dias da semana na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Jardim Santana. O programa tem gerado resultados positivos na vida das crianças

Um exemplo é o pequeno Iago Gabriel, de 7 anos de idade, que é campeão estadual na modalidade. Mudança na vida também de Ítalo Souza, 13 anos, que faz aulas há dois anos. “Eu treinava futebol aqui no campo, e conheci a capoeira sem querer. E de lá pra cá já notei as mudanças em casa e na escola”, disse o aluno.

A cada toque do berimbau, uma gingada. Na batida do atabaque, agogô e do pandeiro, crianças e adolescentes cantam e jogam capoeira. Os passos e os ritmos são monitorados cuidadosamente pelo professor Carlos Magno. O mestre Kuka, como é conhecido, disse que os instrumentos criam a cadência e o ritmo necessários para a movimentação dos capoeiristas.

Instrumentos utilizados durante os treinos“Na instrumentação que eles vão começar a desenvolver a parte motora, porque quando eles cantam e tocam, desenvolvem a parte mental da criança. A capoeira envolve musicalidade, instrumentação e a dança”, disse o mestre.

De acordo com a vice-presidente da associação, Rivana Rodrigues, a parceria com a Semes é de grande importância para o futuro dessas crianças e jovens. “A gente se sente honrado em ter o programa Talentos do Futuro aqui. Muitas crianças não tem condições de pagar aula particular. Aqui além dos treinos, elas tem lanche e uniforme”.

Segundo a secretária da Semes, Ivonete Gomes, o programa Talentos do Futuro oferece aulas gratuitas em diversas modalidades para a população, entre elas a capoeira, como uma prática que pode contribuir para a formação de gerações dessas crianças e jovens, por meio do Programa Talentos do Futuro.

“É um trabalho que além da associação do Jardim Santana, é realizado também na quadra do bairro Esperança da Comunidade. São crianças e jovens que estão tendo a oportunidade de ter a vida transformada pela ginga e musicalidade da capoeira”, finaliza.

Texto: André Oliveira
Foto: Semes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Capoeira no Talentos do Futuro mantém vivo esporte unido à arte

24/Abr/2023 - 12:08

Fotos: Semes


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI