Esporte
Semes destaca a importância do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz

05/Abr/2023 - 11:06

O esporte simboliza uma vida saudável, aberta à diversidade, interação e respeito ao próximo

Esporte tem poder de mudança, de transformação social Praticar esporte, além de toda a importância para o corpo e para a mente, promove, também, a socialização. Ainda que nas competições tenha um vitorioso, todos os participantes no final são campeões.

Pensando nisso, é comemorado, anualmente em 6 de abril, o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. Estabelecido pela ONU, este dia foi declarado para reconhecer a influência positiva e o vasto alcance que o esporte tem sobre pessoas e comunidades.

Para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), o esporte tem o poder de mudar e fazer uma transformação social. Dessa forma, a secretaria garante o acesso da população às práticas esportivas que proporcionam saúde, bem-estar, desenvolvimento humano e também formação de atletas.

Estabelecido pela ONU, data reconhece a influência positiva do esporte A Semes contribui para o desenvolvimento do esporte em Porto Velho através de diferentes projetos, como o programa Qualidade de Vida, que incluem o Viver Ativo e o Viva Bem, e também o programa Talentos do Futuro, que foi criado em 2017 com o objetivo de democratizar o acesso de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, com conteúdo das práticas corporais por meio do esporte educacional de qualidade, em diversas modalidades esportivas.

Para a secretária da Semes, Ivonete Gomes, o esporte é um instrumento importante para o desenvolvimento, aumenta a autoconfiança, capacita os jovens, promove a saúde e estilos de vida saudáveis. “A comemoração desta data ajuda a conscientizar as pessoas sobre a importância do esporte como uma ferramenta para a construção de um mundo melhor, e principalmente reconhecer o potencial do esporte em criar mudanças sociais positivas na nossa cidade”, pontua Ivonete Gomes.

De acordo com o secretário adjunto da pasta, Edilson Pacheco, a Semes trabalha com a visão de ser um instrumento de transformação social na vida de crianças, jovens, adultos e idosos. “O esporte simboliza uma vida saudável, aberta à diversidade e à interação e ao respeito ao outro, é preciso valorizar e estimular o esporte principalmente como estratégia ampla de mudança social”, finaliza o secretário-adjunto.

Texto: André Oliveira
Foto: Semes/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI