Objetivo do projeto é levar exercício físico orientado, com profissionais qualificados, para mais perto da população
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), realizou na noite de quinta-feira (20/2), o lançamento do Projeto Viva Bem 2020.
O evento no Ginásio de Esportes Eduardo Lima e Silva (Dudu), na avenida Jatuarana, aconteceu em grande estilo, com aulão de dança em ritmo de carnaval (alunos usando fantasias) e a inauguração do polo do projeto no local para atender os moradores da zona Sul da cidade.
“Estamos completando 4 anos desse projeto que tira as pessoas do sedentarismo e proporciona mais qualidade de vida, conforme determinado pelo prefeito Hildon Chaves. O projeto leva exercício físico orientado com profissionais para próximo da população, nos bairros”, disse a coordenadora do Viva Bem, Iza Dias, que na ocasião representou a secretária Ivonete Gomes (Semes).
O projeto já funciona nos bairros São Sebastião (zona Norte) e Esperança da Comunidade, na região Leste. No total, cerca de 2 mil pessoas são atendidas ao ano, mas com o polo da zona Sul esse número vai ampliar. Todos os alunos passam por avaliação de saúde no momento da inscrição e depois são acompanhados por psicólogos, fisioterapeutas, professores de dança e de educação física.
“Temos histórico de pessoas que saíram da depressão, melhoraram de dores nas costas, emagreceram, tem gente até com 12 quilos a menos, com mais autoestima e qualidade de vida”, acrescentou a coordenadora.
Horários
No polo da zona Sul, as aulas serão ministradas na segunda, quarta e sexta-feira, das 18 às 19 horas. Segunda, aula de dança do ventre, na quarta, aula de zumba e na sexta, haverá aula de ritmos. No São Sebastião funciona as terças e quinta, das 5h30 às 6h30. No Esperança da Comunidade tem atividades todos os dias, cada dia uma modalidade diferente, sempre a partir das 18 horas.
Parcerias
As professoras são parceiras voluntárias. “Dança do ventre é a Valéria Carvalho, de ritmos temos a Juliana Lopes, Tati Sampaio e Juliana Farias, de zumba é Val Agda, de sertanejo universitário é a professora Jeane Vieira. É um trabalho maravilhosos que elas fazem junto ao projeto e nós fazemos questão de agradecer”, Acrescentou Iza Dias.