Ideia é que atletas de futebol de Porto Velho possam ganhar destaque nacional
O Programa Talentos do Futuro, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), recebeu a visita de representantes do Instituto Marcelinho Carioca (InMarca) nesta terça-feira (20) em Porto Velho.
Os representantes Marcus Vínicius de Oliveira e Michel Monteiro percorreram alguns polos de atividades do programa com o objetivo de iniciar estudos e debater possibilidades para parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Porto Velho, através da Semes.
A secretária Ivonete Gomes e o adjunto Edilson Pacheco acompanharam os representantes que passaram pelo Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), Vila Olímpica Chiquilito Erse, Parque Aquático Vinícius Danin e Quadra Sérgio Siqueira de Carvalho no bairro Esperança da Comunidade.
Segundo Michel, um dos representantes do InMarca, o instituto que leva o nome do craque Marcelinho Carioca foi criado em 2003 e, desde então, através das vertentes saúde, cultura e esporte, com empreendedorismo e a integração das famílias, tem ajudado comunidades carentes, especialmente crianças, através de suas unidades volantes, e a ideia é que também seja implantado em Porto Velho. “Nós vamos avaliar de que forma a gente pode adaptar o projeto do futebol a esses polos da Semes. E, assim que avaliarmos as possibilidades, a expectativa é que a implantação seja até o final do ano”, disse Michel.
De acordo com Marcus Vínicius, o Instituto oferece oportunidade para formar professores em grandes profissionais específicos em futebol de campo, e também contempla atletas para participarem de peneiras dentro de um dos maiores times do país, o Corinthians. “Então o talento aqui de Porto Velho vai ter a oportunidade de participar de um grande clube. E fiquei surpreso com a estrutura do Talentos do Futuro, com os locais, materiais esportivos e dedicação dos professores, e, com certeza, esse é apenas o início”, conclui Marcus.
Para a secretária da Semes, Ivonete Gomes, a presença dos representantes nos polos é fundamental para uma possível parceria e a oportunidade das crianças e jovens se destacarem no cenário nacional. “Nosso programa atende mais de 2 mil crianças em várias modalidades, mas a gente percebe que principalmente no futebol, o sonho deles é muito grande. E a Semes dá essa oportunidade para que eles possam se desenvolver e quem sabe se tornarem grandes profissionais”, finaliza a secretária.
Edilson Pacheco, secretário adjunto, destacou o trabalho da escola de futebol que é realizado na Vila Olímpica, nos bairros e também nos distritos. “Muitos talentos já foram revelados durante esses anos de atividades do projeto, que é um grande orgulho para a secretaria, que tem a oportunidade com o InMarca de divulgar ainda mais os nossos talentinhos”.
Texto: André Oliveira
Foto: André Oliveira
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)